pequenitudes - crônicas das pequenas atitudes humanas

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

existem os presépios, prefiro as presepadas... episódio nº1

fazia jardim 1 no instituto helena lubienska em recife. uma colega metidinha chegou para mim, embalando o próprio corpo e disse: “sabia que papai noel não existe? que ele é o nosso pai vestido com uma fantasia?” eu estava com a escova de dentes na boca (e o cotovelo direito coberto de gotinhas de baba), não contei conversa e espumando retruquei: “sabia que natal não existe? que foi uma invenção para prender as pessoas em casa enquanto o papangu, a perna cabeluda e a comadre florzinha saem pelas ruas procurando criancinhas espertas para o jantar de fim de ano?” ela arregalou os olhos (o maior par de olhos vistos até então). o susto foi merecido, não precisava ter acabado com o meu encanto natalino precocemente! (descobri, depois de alguns anos, que ela havia se tornado cientista social.)

5 comentários:

  1. mas... peraí... é sério? é por isso mesmo?

    ResponderExcluir
  2. opa, aí vem uma série? o que nos espera no episódio nº 2?

    ResponderExcluir
  3. Eu não disse: essa Maria Betânia é um gênio! Adorei! Mais do que perfeito: além da concisão incrível, as reminiscências adoráveis e o ótimo uso da Língua, ela ainda nos arremata com suaves "entreveros" corriqueiros, como a baba escorrendo do escovar de dentes da criancinha precoce, rs! Parabéns, minha cara! Abraço a todos deste sempre excelente espaço!

    ResponderExcluir
  4. É minha noiva. Orgulho-me dela. Dobrei o estômago algumas vezes ao ler esse post.

    ResponderExcluir
  5. Dilberto? Criatura, muito obrigada pelos elogios.Penso que textos são caleidoscópios de palavras se arranjando no olho do observador. Valeu mesmo por ter descrito o que seus olhos viram. Um abraço.

    Rúbio, meu amor. Não dobre o seu estômago, você já come tão pouquinho... Deixa que eu faço isso em seu lugar Estou precisando! (valeu meu lindo!!)

    ResponderExcluir